jump to navigation

E o ENEM foi reprovado… 07/10/2009

Posted by André Roedel in Uncategorized.
Tags: , , ,
trackback

Quando soube da mudança no formato do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acreditei em uma revolução na educação. O fim dos decorebas, maior comprometimento dos professores e maiores oportunidades de entrar em uma universidade fizeram-me acreditar nisso. Mas o que acabou acontecendo mesmo foi um caso de polícia. Funcionários do Inep, órgão responsável pela montagem do exame, armaram um esquema onde algumas cópias foram roubadas para serem vendidas a jornais e televisões do Brasil. Essas pessoas não foram felizes em conseguir dinheiro, mas conseguiram mostrar a ineficácia da organização do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Um teste que pode decidir o rumo de mais de 4 milhões de estudantes merecia uma melhor segurança e organização! Agora esses mesmos jovens estudantes estão com o futuro, no mínimo, incerto.

A única certeza deles é que USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas), duas das maiores instituições de ensino superior do país, não aceitarão o ENEM como meio de seleção para seus cursos. Muitos desses alunos perderão também a oportunidade de realizar concursos públicos ou vestibulares de outras faculdades se esses coincidirem com a nova data do ENEM (dias 5 e 6 de dezembro).

A única vantagem nesse imbróglio todo foi o aumento no tempo de estudo para aqueles que não se sentiam preparados para encarar o maior ENEM da história (180 questões mais uma redação). Só temos de esperar para que a organização dos próximos exames não reprove também…

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: